Pilotos relatam homem voando com jetpack em aeroporto dos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Pilotos relatam homem voando com jetpack em aeroporto dos EUA
Imagem: jurvetson/Flickr
Avatar do autor

Uma pessoa ainda não identificada sobrevoou a região do Aeroporto Internacional de Los Angeles na noite do último domingo (31) usando um jetpack e passando perigosamente perto de aviões. O piloto misterioso foi relatado por duas aeronaves à torre de comando do local.

Segundo a CNN, o controle de tráfego do LAX recebeu duas mensagens de cabines da American e da JetBlue com um conteúdo similar em um intervalo de 10 minutos. "Torre, American 1997. Nós acabamos de passar por um cara em um jetpack, para a esquerda, talvez a umas 300 jardas ou algo assim, quase na nossa altitude", dizia um dos recados. Se o relato estiver preciso, a pessoa no jetpack estava a cerca de 3 mil pés de altitude, o equivalente a 915 metros. Além disso, passou a 200 metros de distância do veículo.

O FBI vai investigar o ocorrido com a Federal Aviation Administration (FAA), órgão responsável pelo tráfego aéreo no país. Não há uma regulamentação de voo específica para esses dispositivos, já que a tecnologia ainda está em fases iniciais de teste por poucas companhias, mas sobrevoar durante a noite um espaço aéreo controlado e restrito a voos comerciais é considerado ilegal.

Quem foi?

Por enquanto, nenhuma empresa ou pessoa assumiu que conduzia o jetpack próximo ao aeroporto de Los Angeles e não há conteúdo em vídeo divulgado. Porém, algumas empresas envolvidas com o setor já disseram que não têm nada a ver com caso, como a JetPack Aviation Corp.

A companhia afirmou que não há muitos concorrentes no mercado capazes de chegar a altitudes tão elevadas com um equipamento conhecido. Os pilotos Yves "Jetman" Rossy e Vince Reffet, que já gravaram vídeos até sobrevoando Dubai, não foram consultados pela reportagem, mas costumam agir corretamente e avisar autoridades antes de voos, que nunca foram feitos em espaços aéreos proibidos.

Fontes ouvidas pelo jornal LA Times suspeitam que a figura pode até ser um drone "fantasiado".

Pilotos relatam homem voando com jetpack em aeroporto dos EUA