Yamaha revela nova Moto Elétrica para motocross

1 min de leitura
Imagem de: Yamaha revela nova Moto Elétrica para motocross
Imagem: Yamaha/Divulgação

Uma nova moto elétrica, voltada para o segmento de motocross, está sendo desenvolvida pela Yamaha, podendo chegar em breve às pistas de competição. O modelo, com motor equivalente a 250cc, teve os detalhes revelados recentemente pela montadora.

Desenvolvida pela Yamaha Motor Europe NV, em parceria com a fabricante de baterias SPIKE, a empresa especializada em tecnologias para veículos elétricos de duas rodas Dohms e a Royal Dutch Motorcyclists Association (KNMV), a novidade utiliza o mesmo chassi da YZF250 e é equipada com baterias removíveis.

Ainda sem nome definido, a nova moto elétrica da marca japonesa está incluída no projeto EMX Powertrain, focado no desenvolvimento de propulsores elétricos para motocross. O projeto foi criado há um ano e meio pelo piloto Elmar Dohms, que teve a ideia após notar diversas reclamações sobre o ronco dos motores durante as competições.

O protótipo utiliza o mesmo chassi da versão convencional da moto YZF250.O protótipo utiliza o mesmo chassi da versão convencional da moto YZF250.Fonte:  Yamaha/Divulgação 

Segundo ele, o barulho dos motores a combustão tem prejudicado o esporte e até causado o fechamento de algumas pistas. Pensando em alinhar o segmento às novas restrições ambientais, Dohms começou a desenvolver o projeto: “Foi por isso que conduzi um estudo de viabilidade sobre alternativas, que mostraram um grande potencial para motos de motocross acionadas eletricamente”, revelou.

Primeiros testes em breve

A montadora não deu maiores detalhes a respeito do motor desta nova motocicleta movida a eletricidade, mas afirmou estar entusiasmada com o projeto.

“Estamos felizes em apoiar este projeto, pois sentimos que é importante impulsionar os desenvolvimentos em tecnologia elétrica. Esperamos ansiosamente testar e avaliar o protótipo para entender como a tecnologia da Dohms e da SPIKE se comporta em nosso chassi YZF”, comentou o chefe da Divisão de Planejamento de Produto da Yamaha Motor Europe Leon Oosterhof.

A companhia vem apostando alto na eletricidade para as duas rodas. Uma das novidades reveladas recentemente foi a mountain bike elétrica YDX-MORO, com dupla suspensão e bateria removível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.