China lança trator elétrico e autônomo com comunicação 5G

1 min de leitura
Imagem de: China lança trator elétrico e autônomo com comunicação 5G
Imagem: CHIAIC

O Instituto Nacional de Inovação e Criação de Máquinas Agrícolas (CHIAIC) da China anunciou o primeiro trator elétrico com células de combustível de hidrogênio. O modelo ET504-H é autônomo, mas pode ser controlado remotamente graças à tecnologia de comunicação 5G.

A máquina foi desenvolvida pelo CHIAIC em conjunto com o Instituto de Pesquisa de Equipamentos Avançados de Tianjin, ligado à Universidade Tsinghua.

Funcionamento do trator

Com aparência futurista, o trator possui células de combustível de hidrogênio que são ativadas quando o veículo está em movimento ou quando é submetido a esforços leves. Para suportar trabalhos mais pesados, o sistema foi equipado com baterias de lítio que entram automaticamente em operação para fornecer potência adicional.

O ET504-H, de tração 4x4, possui um motor médio síncrono central que impulsiona as duas rodas traseiras, enquanto cada roda dianteira tem seu próprio motor elétrico independente.

Imagem do trator autônomo ET504-HImagem do trator autônomo ET504-HFonte:  CHIAIC/Divulgação 

Em razão da tecnologia 5G, é possível monitorar remotamente não apenas o funcionamento do trator em tempo real, como também o ambiente de trabalho à sua volta, para verificar se o veículo não fez nenhum estrago às plantações.

Durante o lançamento, o professor Zhao Chunjiang, responsável pela equipe de desenvolvimento, afirmou que o veículo representa uma "nova geração de equipamentos de máquinas agrícolas ecológicas e inteligentes parar ajudar a promover o desenvolvimento da agricultura inteligente".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.