Alemanha obriga postos de gasolina a terem carregadores elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Alemanha obriga postos de gasolina a terem carregadores elétricos
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/carro-carro-el%C3%A9trico-o-carro-h%C3%ADbrido-3117778/

O governo alemão anunciou que vai exigir que todos os postos de gasolina do país tenham carregadores para veículos elétricos. Essa é uma das medidas que visam ajudar a recuperar a economia do país após a crise do novo coronavírus, e devem totalizar € 130 bilhões em investimentos.

Medida estratégica

A decisão de ampliar a rede de carregadores para veículos elétricos é estratégica, e tem como objetivo incentivar a produção e comércio desses automóveis, tanto que o governo vai oferecer um subsídio de € 6 mil na compra de um deles.

Para muitos motoristas, ainda é mais cômodo ter um carro movido a combustível comum devido à facilidade para abastecê-lo. A medida do governo alemão pretende alterar esse pensamento, uma vez que será possível carregar um carro elétrico em qualquer posto do país. A decisão, aliás, vai tornar a Alemanha líder mundial em suporte para carros elétricos.

Fonte: Pixabay/ReproduçãoFonte: Pixabay/ReproduçãoFonte:  Pixabay 

Um milhão de carregadores até 2030

Em 2019, a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que a meta é que o país tenha um milhão de estações de carregamento elétrico até 2030. Sendo assim, começar essa ampliação pelas atuais instalações de postos convencionais faz todo sentido, pois eles já são utilizados pela maioria dos motoristas atualmente.

Para o governo, o segmento começará a atrair mais consumidores quando o país tiver pelo menos 70 mil estações carregadoras, com sete mil delas sendo carregadores rápidos. Atualmente, o país conta com pouco menos de 28 mil estações.

Embora o mercado de carros elétricos tenha crescido no país, saltando de 1,8% para 3,3% no número total de carros registrados, de 2019 para 2020, o número ainda é baixo quando comparado com o número de carros que usam combustíveis fósseis. Ao longo do mês passado, foram 168.148 registros de veículos, sendo que apenas 5.578 deles eram elétricos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.