Carro elétrico promete 10 milhões de km rodados com a mesma bateria

1 min de leitura
Imagem de: Carro elétrico promete 10 milhões de km rodados com a mesma bateria
Imagem: Lexus/Divulgação

O primeiro elétrico da Lexus, o UX 300e chega ao mercado com um grande diferencial. O veículo da montadora japonesa oferece uma bateria padrão com vida útil de 10 anos ou 10 milhões de quilômetros rodados.

Segundo a marca, a tecnologia de ar refrigerado é responsável pela longa duração da peça. Acompanhado de uma bateria de 54,3 kWh, o carro pode andar por cerca de 400 quilômetros com apenas uma carga.

O diferencial do Lexus UX 300e é a bateria com ar resfriado.O diferencial do Lexus UX 300e é a bateria com ar resfriado.Fonte:  Auto Mania/Reprodução 

Diferenciais da bateria refrigerada

Apesar dos sistemas de refrigeração líquida serem mais eficientes e dominarem o mercado, a garantia oferecida pela Lexus impressiona. De acordo com a montadora, o modelo com resfriamento a ar é mais leve e seguro que os demais.

Além disso, o processo de refrigeração trabalha em conjunto com o ar-condicionado. Assim, ele contribui para melhora do desempenho, a capacidade de carga e a vida útil da bateria.

A fabricante explica que a peça utiliza elementos de aquecimento por módulos. Com isso, o impacto do clima frio nas células da bateria é minimizado e garante energia suficiente para o motor elétrico oferecer potência total desde o início. Assim, ele é excelente para regiões com invernos rigorosos como no hemisfério norte.

Desenho interno das baterias instaladas no chassi do UX 300e.Desenho interno das baterias instaladas no chassi do UX 300e.Fonte:  Lexus/Divulgação 

Lançamento em mercados específicos

Conforme aponta o site norte-americano Slash Gear, as baterias com sistema de resfriamento a ar são pouco eficientes em veículos elétricos de alta tensão. Bem como, elas não são recomendadas para regiões de climas mais quentes.

Talvez, por esse motivo o Lexus UX 300e será lançado apenas na Ásia e na Europa. Recentemente, o modelo chegou a China e deve ser introduzido ao mercado europeu em junho com o valor médio de cerca de 45 mil euros.

No Japão, a estimativa é que o UX 300e estreie apenas em 2021. Até o momento, não há previsão que ele chegue na América do Norte e em outros países das Américas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.