Carros da Tesla agora reconhecem semáforos e desaceleram sozinhos

1 min de leitura
Imagem de: Carros da Tesla agora reconhecem semáforos e desaceleram sozinhos
Imagem: Tesla/Divulgação

Neste fim de semana, os veículos da Tesla receberam uma atualização de software que lhes permite reconhecer semáforos e outros sinais de trânsito durante o trajeto. Com os novos recursos, os carros reduzem a velocidade automaticamente em certas situações, como ao identificar que o semáforo à frente tem luzes vermelhas, amarelas piscantes ou está apagado.

Alguns proprietários do Model 3 já estão testando a recente atualização do software.Alguns proprietários do Model 3 já estão testando a recente atualização do software.Fonte:  Tesla/Divulgação 

Como os modelos da Tesla não são totalmente autônomos, o motorista precisa acionar a função "controle de direção com reconhecimento de tráfego" para utilizar os recursos. Dessa forma, ao se aproximar de um cruzamento, o veículo notifica o motorista e diminui a velocidade. Além disso, o visor central mostra uma linha vermelha determinando onde o carro deve parar antes de prosseguir.

De acordo com a Tesla, a princípio, o sistema vai ter características mais conservadoras durante a direção semiautônoma. Para desabilitar a funcionalidade enquanto dirige, o condutor pode não acionar o modo piloto automático ou apenas pisar no acelerador.

O motorista recebe as notificações no painel central dos modelos da Tesla.O motorista recebe as notificações no painel central dos modelos da Tesla.Fonte:  Pinterest/Reprodução 

Os primeiros testes

Em nota, a Tesla destacou que, apesar dos benefícios do sistema, os proprietários devem continuar prestando atenção na direção. Segundo a empresa, "esse recurso pode não parar em todos os controles de tráfego" e o condutor vai precisar controlar a frenagem.

Por fim, o canal norte-americano DragTimes realizou um teste com o veículo Model 3 e a versão Beta do software de controle de direção com reconhecimento de tráfego. Confira o desempenho no vídeo publicado no YouTube:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.