Noruega quer frota completa de aviões elétricos até 2040

1 min de leitura
Imagem de: Noruega quer frota completa de aviões elétricos até 2040

A Noruega pretende ser um dos primeiros países a adotar aviões elétricos em sua frota. A informação é de uma empresa estatal chamada Avinor, que administra aeroportos na região e publicou um relatório mostrando as possibilidades dessa mudança.

Segundo o documento, aviões elétricos são mais sustentáveis ao reduzir emissões de gases que contribuem para o efeito estufa e para as recentes mudanças climáticas. Por isso, a ideia é completar o primeiro voo doméstico usando um avião totalmente elétrico até 2030. Dez anos depois, em 2040, a meta é ter uma aviação nacional que só rode a partir de baterias, o que reduziria as emissões em até 80%.

A ação valeria apenas para o transporte de uma cidade a outra da própria Noruega e indica que as aeronaves serão diferentes das tradicionais — os modelos que fazem parte do estudo têm capacidade para apenas 19 passageiros. Startups de outros países serão levadas em conta ao longo dos anos para definir quais serão os aviões suportados, mas gigantes como a Airbus também já possuem projetos no setor.

Essa atitude ousada do país não é isolada: o mesmo governo prometeu também banir carros que rodam a partir de combustíveis fósseis até 2025.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.