NASA iniciará testes de plano de mobilidade aérea urbana em 2020

1 min de leitura
Imagem de: NASA iniciará testes de plano de mobilidade aérea urbana em 2020

NASA assinou acordos de leis espaciais com 17 empresas do setor de aviação para avançar com seu projeto de mobilidade aérea urbana (UAM). Com isso, a agência norte-americana iniciará os primeiros testes para avaliar infraestrutura própria, além da capacidade e prontidão de veículos e sistemas que operarão sobre o perímetro de regiões metropolitanas e áreas vizinhas.

O plano da UAM foi anunciado pela NASA no final de 2017 e tem como objetivo fornecer um sistema seguro e eficiente de transporte aéreo para passageiros e cargas em cidades altamente habitadas, sem interferir no tráfego aéreo convencional.

Essa proposta engloba comunicação via satélite e veículos de pequeno porte, como drones, monomotores e helicópteros. Assim, quando implementada, incluirá serviços, como: entrega de pequenas encomendas, táxi pessoal, serviços médicos e entrega de cargas em comunidades carentes.

Esquema mostra plano para UAM com uso de satélite e veículos aéreos de pequeno porte. (Fonte: NASA/Divulgação)

“Além de reunir empresas envolvidas em sistemas emergentes de transporte aéreo, o desafio ajudará a garantir a segurança pública, informando os requisitos das operações da UAM e formalizando as melhores práticas para a criação de regulamentos”, destacou a NASA em comunicado.

Embora as operações efetivas estejam previstas para 2022, os primeiros testes, com as empresas parceiras, começarão já neste ano. “Consideramos esse trabalho como uma etapa de redução de risco em direção à 1ª etapa da UAM”, disse Starr Ginn, líder do projeto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.