Marcos Pontes estaria negociando fábrica da Tesla no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Marcos Pontes estaria negociando fábrica da Tesla no Brasil
Imagem: teslarati/tesla
Avatar do autor

De acordo com informações de coluna do NSC Total, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, estaria negociando junto com o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) a instalação de uma fábrica da Tesla no Brasil.

O ministro e o deputado não quiseram designar a montadora de elétricos pelo nome, mas teriam esclarecido que se trata de uma das mais valiosas do mundo no mercado atual. De qualquer forma, o objetivo seria trazer uma fábrica de carros elétricos para o país ao passo que o Projeto de Lei PL 4825/2019 caminha na Câmara para beneficiar veículos e bateria feitos no país com isenção de impostos.

Mesmo sem uma confirmação nominal, o a agenda oficial de Marcos Pontes indicava uma videoconferência com Anderson Pacheco, engenheiro sênior de produção da Tesla, na última quarta-feira (12).

agenda pontesAgenda de Marcos Pontes deixa claro agendamento com representante da Tesla (Reprodução: MCTIC)

O NSC Total ainda detalha que, após convencer a Tesla a vir para o Brasil, o objetivo seria levar uma fábrica da marca para Santa Catarina. Fala-se inclusive em promover a visita de uma comitiva brasileira — que incluiria o presidente Bolsonaro — na sede da empresa nos EUA.

O PL 4825/2019 pretende isentar veículos movidos exclusivamente a eletricidade de IPI e impostos de importação até o fim de 2029. Haveria ainda incentivos para híbridos em todo o país.

Com isso, e caso a Tesla decida realmente construir sua base sul-americana no Brasil, deve haver uma grande concorrência de estados e municípios pela preferência da montadora. A aposta de Santa Catarina, no momento, parece ser Criciúma, mas polos automobilísticos mais estabelecidos no Paraná e São Paulo podem se mostrar concorrentes mais fortes. Nada disso, entretanto, tem confirmação oficial, ficando na dimensão especulativa no momento.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Marcos Pontes estaria negociando fábrica da Tesla no Brasil