Volvo anuncia o caminhão elétrico VNR com programa de suporte

1 min de leitura
Imagem de: Volvo anuncia o caminhão elétrico VNR com programa de suporte

A Volvo anunciou um novo caminhão elétrico, o VNR Electric. O veículo faz parte do programa Lights (Low Impact Green Heavy Transport Solutions, ou soluções de transporte pesado verde de baixo impacto, em português), que a companhia vai implantar no sul da Califórnia, e que tem o objetivo de apoiar um ecossistema eletrificado para permitir o tráfego e manutenção dos VNR Electric na região.

Volvo VNR Electric

O VNR Electric é baseado no VNR, um caminhão com aparência semelhante, mas que usa combustível comum. Visualmente, a maior diferença entre eles é a pintura.

Fonte: CNET/Reprodução

O VNR Electric mantém o motor elétrico e as baterias no mesmo lugar onde fica o motor a diesel e o tanque de combustível da versão não elétrica.

Segundo o CNET, o caminhão é extremamente silencioso e de fácil direção, além de confortável e eficiente. A partida é facilitada pelo torque elétrico e os freios a disco seguram o tranco de pará-lo em pouquíssimo tempo, caso seja necessário. A Volvo não compartilhou muitas especificações do veículo, assim como não falou no preço. O que se sabe é que ele só deverá ser comercializado no final deste ano.

Programa Lights

Enquanto o VNR Electric não chega às ruas, a Volvo preparou o programa Lights, que se será implementado no sul da Califórnia. O Lights é uma parceria envolvendo investimentos privados e públicos, que permitirá instalar uma infraestrutura completa de suporte para o caminhão elétrico, incluindo carregadores de rua e mecânicos aptos a lidar com veículos elétricos em toda a extensão de tráfego prevista para o caminhão. Até um curso que dá certificação de manutenção no VNR-E será introduzido em duas universidades da região.

Fonte: CNET/Reprodução

A empresa pretende instalar carregadores rápidos de 600 kW, que podem fornecer até 120 quilômetros a cada hora de carga, ao invés dos convencionais, com apenas 40 quilômetros por hora de carga.

O programa vai se estender do porto de Long Beach para dentro do estado, cobrindo vários locais com concentração de armazéns.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.