Carro elétrico: 7 dicas para ter a máxima autonomia das suas baterias

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Carro elétrico: 7 dicas para ter a máxima autonomia das suas baterias

Ainda existem muitos mitos, dúvidas e questões a serem respondidas a respeito dos carros elétricos. Talvez alguns desses questionamentos só tenham uma resposta a partir do momento em que os veículos movidos a eletricidade se tornem verdadeiramente populares. Contudo, é possível sanar alguns anseios daqueles que têm curiosidade sobre esta categoria de veículos.

Neste artigo, reunimos dicas sobre o componente mais mal compreendido dos veículos elétricos: a bateria. Elas são sobre boas práticas que certamente podem aumentar a autonomia e a vida útil  da bateria. Se você tem um modelo elétrico como o Novo Nissan LEAF, aplique-as agora mesmo. Se ainda não o tem, guarde na memória essas dicas para o futuro.

1. Acelere o carro de forma suave

Novo Nissan LEAF

É muito tentador pisar fundo no acelerador na hora de arrancar o carro. Entretanto, fazer isso não contribui para uma boa autonomia do seu veículo – seja ele elétrico ou movido a combustível fóssil.

Portanto, a dica é: acelere suavemente o seu carro. Assim, você irá contribuir para a saúde da bateria e dirigir de forma mais defensiva, o que também é  mais seguro.

2. Aprenda a usar a frenagem regenerativa

Boa parte dos modelos de carros elétricos possui o que é chamado de frenagem regenerativa, um mecanismo capaz de gerar uma pequena quantidade de energia a partir do veículo que começa a parar.

Nos carros que possuem esse sistema, é possível usar a frenagem regenerativa para carregar parcialmente a bateria do veículo. Portanto, se o seu carro possui essa função, ative-a e aprenda a utilizá-la corretamente para aumentar ainda mais a autonomia de sua bateria. No Novo Nissan LEAF, por exemplo, o e-Pedal também pode funcionar dessa forma, além dos modos B e modo ECO, que intensificam ainda mais a regeneração na frenagem. 

3. Verifique a pressão dos pneus

Essa é outra dica que vale para qualquer tipo de carro, seja qual for o tipo de combustível que ele utilize. Manter o pneu bem calibrado é uma das formas mais simples de economizar a bateria do seu veículo.

Um carro com pneu murcho gasta mais energia e ainda causa mais desgaste para a superfície do componente. Assim, pelo menos uma vez por semana verifique a pressão do pneu. Se ela estiver incorreta, ajuste-a de acordo com as recomendações do fabricante.

4. Conheça as diferentes funções do carro

Novo Nissan LEAF

Os carros elétricos, mais do que outros tipos de veículos, possuem algumas funções ou modos de condução. É muito importante conhecer todas essas variações e saber usar adequadamente cada uma delas.

A maioria dos veículos elétricos possui o que é chamado de modo Eco, o qual já citamos como um aliado para regeneração da bateria. Essa função também limita a aceleração instantânea do carro ao mesmo tempo que diminui a potência do ar-condicionado — um combo perfeito para aumentar a autonomia.

5. Cuidado com o excesso de bagagens

Mais uma dica que vale para qualquer veículo: tome cuidado com o excesso de carga. Um carro mais leve precisa gastar menos energia para rodar. Isso significa que bagagem extra ou desnecessária fará com que o seu carro esgote mais rapidamente a bateria.

6. Aprenda a carregar a bateria

Essa dica está relacionada aos modos de carregamento da bateria. Algumas fabricantes disponibilizam formas diferentes de restabelecer a energia do veículo. Conheça todos esses modos e saiba utilizá-los corretamente.

Há veículos que possuem um modo de carregamento rápido, mas que causa um desgaste prematuro às células da bateria. Por isso, só deve ser usado em caso de emergências.

Para a recarga do Novo Nissan LEAF, há três opções: utilizando o Wallbox, carregador de parede, que atualmente é incluso no preço do veículo, e que permite o recarregar 100% da bateria em até 8 horas. Há também a opção de realizar recargas rápidas em pontos de recarga públicos, os quais recarregam 80% da bateria em até 40 minutos. E, em casos emergenciais, ainda há possibilidade de utilizar tomadas convencionais, que levam até 20 horas para uma carga completa. 

7. Planeje as suas viagens

A dica final é para aqueles que gostam de viajar de carro. Como ainda não existem tantos pontos de carregamento de veículos elétricos quanto postos de combustível, é muito importante planejar bem o passeio.

Saiba de antemão onde você pode recarregar o seu carro e se há postos de carregamento pelas estradas onde você vai passar. Já há algumas rodovias que dispõem de estações de carregamento, mas elas ainda não estão presentes em todos os estados do Brasil. Além destes pontos públicos,há algumas concessionárias Nissan que disponibilizam a recarga rápida gratuitamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.