Um 'DeLorean' autônomo fazendo drift é o que você precisa neste pós-feriado

1 min de leitura
Imagem de: Um 'DeLorean' autônomo fazendo drift é o que você precisa neste pós-feriado

Pesquisadores do Dynamic Design Lab desenvolveram um sistema autônomo de direção para veículos e adaptaram para fazer drift. Isso tudo em um estudo, que busca permitir que o veículo navegue com mais facilidade por um curso, tudo controlado virtualmente. Como o drift usa muita tração durante sua execução, os cientistas acharam ideal usar o esporte para ser aplicado na pesquisa.

Como o sistema do carro foi construído?

A partir de um DeLorean clássico chamado MARTY, a equipe programou as coordenadas junto aos algoritmos necessários e executou a condução numa estrada real. O teste teve um resultado surpreendente, pois o carro foi capaz de percorrer todo o trajeto sem esbarrar em nenhum dos cones laranjas distribuídos, tudo na primeira tentativa.

Aplicação de resultados

Para os pesquisadores, os dados obtidos com o teste podem ser muito úteis para melhorar ainda mais a direção automática dos carros da atualidade. Com as melhorias necessárias, a equipe do Dynamic Design Lab acredita que é possível até mesmo desenvolver um sistema capaz de permitir que os carros automáticos evitem pedestres que atravessam a rua indevidamente.

Por enquanto, a atualização mais acessível para os pesquisadores é voltada para fazer com que os carros consigam lidar melhor com manobras de emergência ou superfícies escorregadias, como gelo e neve. Por isso as técnicas de drift estão sendo estudadas, já que é necessário muito controle sobre o veículo e forte tração.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.