EUA terá caminhões de bombeiros futuristas e elétricos em 2021

1 min de leitura
Imagem de: EUA terá caminhões de bombeiros futuristas e elétricos em 2021

Estados norte-americanos como a Califórnia podem ganhar um reforço moderno para combater incêndios e outros incidentes em 2021. O governo local negocia com a fabricante austríaca Rosenbauer para a aquisição de caminhões de bombeiro elétricos que ainda estão em fase conceitual na montadora.

Os modelos Concept Fire Truck (CFT) ainda são conceituais, mas já foram testados em algumas cidades europeis com sucesso. E ele traz várias mudanças em relação ao visual convencional dos veículos dessas corporações, como o fato de ser verde em vez de vermelho — algo que sinaliza o aspecto sustentável e também aumenta a sua visibilidade nas ruas.

O veículo é mais silencioso, compacto e simples, além ter uma altura dinâmica para alcançar inclusive terrenos de difícil acesso. Além do motor principal, que é elétrico, ele conta com uma unidade a diesel para momentos em que é necessário utilizar as bombas de água.

O caminhão conta ainda com WiFi, um sistema de câmeras e sensores espalhado pelo veículo e uma plataforma que permite o manejo de drones.

Fonte da imagem: Rosenbauer/Divulgação

Um dos interessados dos EUA em utilizar os caminhões sustentáveis é o corpo de bombeiros de Menlo Park, região californiana com diversos registros de incêndios ao longo do ano. Entretanto, os focos são pequenos e de curta duração — e utilizar um caminhão mais barato e econômico para atender a essas necessidades seria muito vantajoso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.