Ultracapacitor quase dobra autonomia de moto elétrica urbana

1 min de leitura
Imagem de: Ultracapacitor quase dobra autonomia de moto elétrica urbana

A empresa Nawa criou um ultracapacitor que pode captar muito mais energia de frenagem que outras soluções para veículos elétricos. O dispositivo foi demonstrado em um protótipo de moto elétrica com design ousado e futurista, que foi feita exclusivamente para esse propósito. Segundo a Nawa, seu ultracapacitor de 0,1 kWh é capaz de coletar de 80 a 90% da energia de frenagem.

O ultracapacitor foi posicionado acima da bateria de 9 kWh. Por ser feito em carbono, o dispositivo pesa apenas 10 quilos, mas aumentou o alcance de distância percorrida do protótipo, que subiu para 300 quilômetros, em comparação aos 180 quilômetros que teria se a bateria estivesse sendo usada sozinha.

Em outras palavras, o ultracapacitor pode ampliar a carga da bateria em 65% ou mais. Para ter esse incremento sem o uso do dispositivo, o aumento de peso (da bateria), além do gasto, seriam bem maiores.

Fonte: Nawa/Divulgação

A Nawa disse que o dispositivo armazena uma pequena quantidade de energia, mas é muito eficiente, e funciona muito bem no trânsito típico de uma cidade, onde estamos freando e acelerando a todo o momento.

O protótipo de moto elétrica consegue ir de zero a 100 quilômetros por hora em menos de três segundos e, embora, tenha um design bem bonito e robusto, não deverá ser fabricado. O veículo deve ser demonstrado durante a CES 2020, mas o objetivo principal é mostrar o que o ultracapacitor pode fazer em outros veículos elétricos, incluindo motos maiores e até carros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.