Pagamento por NFC chega a todos os ônibus de SP em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Pagamento por NFC chega a todos os ônibus de SP em 2020

Em 2020, todas as linhas de ônibus da cidade de São Paulo deverão aceitar o pagamento de passagem por NFC, utilizando cartão de débito ou crédito que possuem a tecnologia por aproximação ou dispositivo móvel compatível com a funcionalidade. A informação é da revista Exame.

Desde setembro, a Prefeitura de São Paulo está testando a novidade em cerca de 200 ônibus que circulam pela capital, oferecendo aos passageiros uma outra alternativa na hora de efetuar o pagamento da tarifa, juntamente com o Bilhete Único e o dinheiro.

Conforme a Exame, o período de experiência chegou ao fim com êxito e o serviço será expandido para toda a frota de ônibus que circula na maior cidade do país. A confirmação veio por parte do vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard para o Cone Sul Paulo Frossard, uma das parceiras da prefeitura no uso do pagamento por NFC.

12 linhas de ônibus já oferecem a novidade. (Fonte: SPTrans/Divulgação)

Entrevistado pela publicação, Frossard disse que “deu tudo certo nos testes, e a expectativa é que a iniciativa seja levada para todos os ônibus em 2020”. Além da Mastercard, a Visa também participou do projeto piloto na capital paulista.

Como funciona

O pagamento da tarifa de ônibus por NFC é bem simples. Basta aproximar o cartão de débito ou crédito com a tecnologia contactless do validador e pronto, a sua passagem está liberada, sem a necessidade de digitar senha, lembrando que o preço da tarifa em São Paulo é de R$ 4,30.

Também é possível pagar a passagem nos ônibus equipados com o sistema utilizando um celular com NFC, relógios e pulseiras inteligentes compatíveis com a tecnologia, desde que o usuário tenha cadastro nos serviços de carteira digital Apple Pay ou Google Pay.

Na primeira fase do projeto em São Paulo não houve integração tarifária, mas isso pode mudar na implantação definitiva do serviço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.