Uber testará novo recurso de segurança por áudio no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Uber testará novo recurso de segurança por áudio no Brasil

O novo recurso de gravação de áudio durante as viagens será testado pela Uber no Brasil e no México a partir de dezembro, de acordo com o The Washington Post. A função, anunciada no início de novembro, tem o objetivo de aumentar a segurança tanto para os passageiros quanto para os motoristas, em meio às crescentes reclamações de ambas as partes.

Segundo o jornal americano, a startup vai selecionar algumas cidades nos dois países para a realização dos primeiros testes e quem usar o app nestes locais poderá ativar a gravação de áudio em qualquer viagem.

Nas cidades em que a gravação estiver ativa, os usuários devem receber um aviso de que as viagens podem ser registradas em áudio. Se ao fim do trajeto eles desejarem informar algum incidente é só enviar a gravação ao setor de atendimento ao cliente. Porém, passageiros e motoristas não terão acesso ao arquivo.

(Fonte: Uber/Divulgação)

Ainda conforme a publicação, a nova ferramenta de segurança da Uber pode ter dificuldades para ser implementada nos Estados Unidos. É que as leis de consentimento de gravação por lá variam de um estado para outro.

Como vai funcionar o novo recurso da Uber

O recurso de gravação de áudio da Uber poderá ser acionado por meio de um botão na Central de Segurança do aplicativo, antes ou durante a viagem, tanto pelo condutor quanto pelo passageiro.

De acordo com a startup, o arquivo ficará armazenado no aparelho de quem ativou a ferramenta, mas como ele é encriptado e somente a empresa tem a chave de acesso, apenas ela poderá abrir a gravação, uma maneira encontrada para preservar a privacidade.

A empresa ressalta também que só abrirá o áudio nas situações em que o usuário ou o motorista enviarem o arquivo ao suporte. Neste caso, a gravação pode ser utilizada para esclarecer os acontecimentos e até compartilhada com as autoridades, nos termos da lei, se necessário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.