Pneu 5G da Pirelli transmite condições da estrada ao motorista

1 min de leitura
Imagem de: Pneu 5G da Pirelli transmite condições da estrada ao motorista

Em uma demonstração organizada pela Pirelli e demais empresas envolvidas no projeto (Ericsson, Audi, TIM, Italdesign e KTH), um carro com Cyber Tires, pneus equipados com sensores conectados à rede 5G, percorreu a extensão do topo do legendário edifício Lingotto (fábrica de automóveis Fiat, conhecida por abrigar uma pista de testes em seu telhado) transmitindo as condições do chão.

A demonstração aconteceu durante o evento “O caminho 5G da comunicação entre veículos e o mundo”, organizado pela 5GAA - Automotive Association, da qual a Pirelli é membro. O Cyber Tire, segundo a empresa, é equipado com um sensor interno para captar e fornecer dados relativos ao modelo do pneu, quilômetros percorridos, carga dinâmica e situações de perigo potencial em estradas, como água na pista e riscos de derrapagens.

O Cyber Tire se integra ao conceito do Cyber Car, em que os pneus recolhem dados que são, em última instância, repassados a todos os motoristas. (Fonte: Pirelli/Divulgação)

Os dados coletados são mandados para o console do carro para que o motorista faça ajustes automáticos na direção. As informações obtidas serão, no futuro, enviadas para uma estação central e, daí, para todos os veículos nas proximidades. A Pirelli não revelou quando os novos pneus chegarão ao mercado.

Cyber pneus para cyber carros

Em 2018, a Pireeli apresentou, durante o 88ª Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, sua tecnologia Cyber Car, desenvolvida juntamente com outras montadoras. O projeto faz parte da plataforma de Tecnologias Cyber da fábrica de pneus que, desde 2002, busca promover máxima integração entre carros e motoristas.

Esse não é o primeiro dos projetos da Pirelli que usa o princípio da integração entre partes: a plataforma gerou os sistemas de comunicação para administradores de frotas (Cyber Fleet) e para conversar diretamente com o motorista – o Pirelli Connesso. Este último, lançado nos EUA em ano passado, deve desembarcar na Europa até o início de 2020.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.