Carros do futuro terão carroceria que muda de cor; só falta modo escuro

1 min de leitura
Imagem de: Carros do futuro terão carroceria que muda de cor; só falta modo escuro

A Jaguar Land Rover está adaptando a tecnologia dos painéis flexíveis de AMOLED para serem usados em seus veículos. Esses painéis já são utilizados em dispositivos portáteis dobráveis e, se fossem utilizados para cobrir a carroceria de um carro, o automóvel poderia ser personalizado com um visual completamente novo em poucos segundos.

A companhia está realizando pesquisas com base na tecnologia LESA (Lightweight Eletronics in Simplified Architecture, ou eletrônicos leves de arquitetura simplificada, em português) e afirma que, por meio dela, os carros poderão ter interiores sensíveis ao toque, sem a necessidade de botões físicos, e até mesmo carrocerias cobertas com uma superfície (basicamente AMOLED flexível) que muda de cor.

Tela feita em AMOLED flexível. (Fonte: B9/Reprodução)

Como a LESA funciona

Para criar um dispositivo baseado em LESA, é necessário usar um software que transforma uma determinada peça 3D em uma estrutura bidimensional, como se tivesse “desdobrando-a”. A partir daí os circuitos e componentes que serão utilizados são mapeados na superfície plana, que depois é “dobrada” no objeto 3D original.

No final do processo, a peça é fabricada com os circuitos já impressos em seu interior.

Como os circuitos são impressos em materiais não metálicos, os eletrônicos baseados em LESA são menores e mais leves que os convencionais, o que permitiria adicionar mais sistemas aos veículos, para aumentar a quantidade de recursos e funcionalidades. Até mesmo painéis solares poderiam ser implementados.

A Jaguar Land Rover já criou um protótipo de painel de controle aéreo baseado em LESA. Ele tem apenas 3,5 milímetros de espessura, enquanto a peça convencional tem 5 centímetros, além de ser 60% mais leve.

Vários setores da indústria já estão aproveitando os benefícios da eletrônica estrutural, mas ainda não temos previsão de quando ela chegará aos carros da montadora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.