Para alcançar meta, Honda planeja lançar 6 veículos eletrificados até 2022

2 min de leitura
Imagem de: Para alcançar meta, Honda planeja lançar 6 veículos eletrificados até 2022

A Honda anunciou, na última quarta-feira (23), que todos os modelos de carro que a montadora vende na Europa serão eletrificados até 2022. A meta foi antecipada em 3 anos, já que em março a companhia afirmou que pretendia "transferir 100% de suas vendas na Europa para grupos de força eletrificados até 2025".

É sempre importante observar que "eletrificado" não significa que os veículos serão totalmente elétricos. A palavra abrange uma ampla variedade de grupos de transmissão, incluindo híbridos suaves com sistema elétrico de 48 volts, híbridos tradicionais com um motor, híbridos plug-in e veículos com bateria.

(Fonte: Honda/Reprodução)

"Até 2022, estamos confiantes de que podemos ter toda a gama eletrificada e realmente entregar algo extraordinário", disse Tom Gardner, vice-presidente sênior da Honda Motor Europe. O anúncio foi feito em Amsterdã, na Holanda, onde a Honda estava apresentando o novo modelo, Jazz, totalmente elétrico.

A fabricante japonesa planeja lançar 6 carros eletrificados nos próximos 36 meses na Europa, liderados pelo Jazz, agora somente híbrido. A CR-V já tem um trem de força híbrido, assim como o supercarro NSX, e espera-se que o Civic e o HR-V sejam os próximos modelos a serem hibridizados. A Honda usará a nova marca global e:Technology para todos os seus modelos eletrificados, incluindo motocicletas e outros produtos não automotivos.

Descarbonização da Europa

A iniciativa de antecipar os planos de eletrificação é resultado da necessidade da Honda de cumprir as regulamentações de emissões para 2021, segundo as quais os fabricantes enfrentarão grandes multas se não conseguirem reduzir o valor médio de COda frota para 95 g/km o mais rápido possível.

"Vemos uma grande mudança acontecendo na Europa e hoje anunciamos nossa resposta a isso. Também podemos sentir o fato de que o mercado ao nosso redor está se expandindo. Obviamente, a legislação em torno do meio ambiente também está ficando mais clara. É o caminho que estamos seguindo em termos de desenvolvimento da nova linha totalmente eletrificada", ressaltou Gardner.

Além disso, os consumidores podem se consolar sabendo que a Honda assinou uma carta de intenções para negociar, com a empresa de energia Vattenfall, fontes renováveis de energia para suprir as necessidades de carregamento. O Reino Unido e a Alemanha serão os primeiros mercados a aproveitarem a energia limpa no próximo ano. "O ritmo da mudança na regulamentação, no mercado e no comportamento do consumidor na Europa significa que a mudança para a eletrificação está acontecendo mais rápido aqui do que em qualquer outro lugar do mundo", finalizou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.