Carros da General Motors com Android chegam a partir de 2021

1 min de leitura
Imagem de: Carros da General Motors com Android chegam a partir de 2021

A General Motors (GM) anunciou uma parceria com a Google para trazer o sistema operacional Android Automotive OS em seus veículos a partir de 2021. A novidade garante a presença de aplicativos otimizados, como Google Assistente e Maps, no sistema de infotenimento dos veículos da maior fabricante do mundo.

Enquanto soluções como o Android Auto e o Apple CarPlay trazem uma interface feita para carros e precisam de um smartphone para cuidar do processamento dos apps, o Android Automotive irá além: o sistema operacional é incorporado ao veículo e permite rodar versões otimizadas de aplicativos da Play Store sem a necessidade de um celular conectado.

Imagem conceitual do Google Assistente nos carros da empresa. (Fonte: GM/Divulgação)

A gigante dos automóveis não revelou quais serão os modelos que receberão a novidade, mas disse que todas as suas marcas fora da China terão opções com a versão automotiva do OS da Google. A empresa também mostrou imagens conceituais do seu novo sistema para carros conectados.

Assim como no mundo dos smartphones, o Android Automotive é aberto e pode ser customizado pelas fabricantes. Com isso, cada montadora pode trazer melhorias em seus carros de acordo com o perfil do usuário, sem precisar investir em uma interface desenvolvida do zero. A edição atual da solução é baseada no Android 9.0 Pie e já está presente em veículos de fabricantes como a Volvo.

Imagem conceitual do Maps em futuros carros da General Motors. (Fonte: GM/Divulgação)

Apesar de representar um grande passo tecnológico para a GM, a parceria deve levantar debates sobre privacidade. Segundo a CNBC, a montadora pretende ser transparente com os clientes sobre o uso de informações. Uma das promessas é que os dados serão compartilhados com a Google de forma anônima, visando proteger a identidade do motorista.

Além disso, a dona do sistema operacional não terá acesso a certos dados captados durante o uso do veículo, como a maneira de dirigir do motorista ou informações de manutenção do carro. A General Motors também promete que continuará dando suporte para seus serviços atuais, como é o caso do sistema Onstar, que conecta o motorista com técnicos em situações de emergência.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.