Waze Carpool passa a suportar serviço de caronas para vários passageiros

1 min de leitura
Imagem de: Waze Carpool passa a suportar serviço de caronas para vários passageiros

O aplicativo de caronas do Waze, Waze Carpool, ganhou um recurso que permite aos motoristas convidarem vários passageiros por vez durante um trajeto. Com a novidade, a plataforma admitirá o convite de grupos inteiros, com até quatro pessoas, apenas tocando no ícone "+" após a confirmação da partida. O novo sistema está disponível em todos os países nos quais o serviço funciona: Estados Unidos, México, Israel e Brasil.

A função de caronas do aplicativo de navegação foi lançada nos Estados Unidos em outubro passado, e a nova funcionalidade agiliza o processo. Desde a estreia, o serviço apenas permitia a combinação de um condutor e um passageiro e a subsequente solicitação de outros para se juntarem ao grupo existente.

Waze Carpool (Fonte: B9/Reprodução)
(Fonte: Waze/Divulgação)

Vantagens no trânsito

Além da agilização do processo, o novo sistema possibilitará que os condutores utilizem as faixas de veículos de alta ocupação, comuns nas estradas e rodovias de muitas cidades dos Estados Unidos e destinadas a veículos com mais de dois passageiros. Muitas faixas exclusivas são segregadas e têm um fluxo de tráfego mais rápido.

Desde o início, o Waze observou que seus motoristas ofereciam cerca de duas viagens ao dia, encaixando-se no objetivo do sistema em tornar as viagens de carro mais eficientes e minimizar o tráfego. A ideia da plataforma é que o percurso seja combinado com passageiros que trabalhem, habitem ou frequentem locais próximos ou utilizem as mesmas rotas, afastando-se dos ideais dos demais aplicativos de compartilhamento de viagens, como Uber e Lyft.

O Waze, no entanto, não impede que os condutores ganhem uma pequena quantia de dinheiro ao oferecerem caronas, de forma que os motoristas que utilizam o Waze Carpool recebem um bônus monetário destinado a reembolsar custos de combustível e manutenção dos veículos.

Mesmo quando há muitos passageiros e o preço é ajustado, o valor total não excede os gastos. Uma pesquisa sugere que, ao contrário dos demais aplicativos de compartilhamento de carona, o uso do Waze Carpool realmente tem contribuído para a redução do tráfego.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.