IA usa Google Maps para identificar placas de trânsito danificadas

1 min de leitura
Imagem de: IA usa Google Maps para identificar placas de trânsito danificadas

A sinalização no trânsito é muito importante para evitar acidentes, especialmente em locais remotos ou em lugares que recebem turistas — afinal, nem todo mundo que chega na sua cidade sabe quais são as preferências e outras particularidades. E a manutenção das placas depende muito de denúncias ou do monitoramento manual. Agora, uma nova inteligência artificial (IA) pode ajudar bastante nesse processo, com a ajuda do Google Maps e do Street View.

Cientistas geoespaciais do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT em inglês), Austrália, treinaram um sistema capaz de reconhecer e identificar o material que precisa ser trocado. De acordo com os estudos, a IA foi capaz de identificar esses casos com 98% de precisão.

google mapsFonte: Instituto real de tecnologia melbourne

Foram usados apenas as imagens 2D e os metadados do Google Maps e do Street View. O algoritmo é capaz também de catalogar a localização exata de cada sinal. Com esse rastreamento, fica fácil enviar uma equipe de reparos.

Câmeras em caminhões de lixo podem ajudar no “mapeamento”

Depender somente da captação de imagens da Google tornaria o sistema um tanto quanto desatualizado, até porque a própria companhia não faz essa varredura com tanta frequência. De acordo com os idealizadores do projeto, a ideia seria utilizar as câmeras de trânsito já existentes e propostas fáceis de implementar.

Sensores poderiam ser anexados em caminhões de lixo, por exemplo. E mais: com os dados coletados seria possível treinar esse mesmo sistema para realizar várias outras tarefas. A partir daí, governos e agentes de trânsito poderiam utilizar essa mesma tecnologia para os mais diversos fins.

O estudo foi publicado no periódico “Computadores, Meio Ambiente e Sistemas Urbanos” e em breve pode gerar mais frutos por aí.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.