Carros da Toyota terão modo 'estacionamento automático' a partir de 2020

1 min de leitura
Imagem de: Carros da Toyota terão modo 'estacionamento automático' a partir de 2020

A Toyota anunciou nesta quarta-feira (12) que todos os novos modelos da empresa terão o recurso de estacionamento automático a partir de 2020. Além disso, os novos veículos desligarão os motores automaticamente se não forem usados durante um tempo predeterminado. As novas capacidades dos veículos deverão vir com um aplicativo de celular para configuração.

O estacionamento automático funcionará de uma forma bem simples: se o condutor sair do veículo antes de estacioná-lo, o carro se movimentará automaticamente para a vaga e acionará o freio de mão. Os modelos atuais já vêm com um sistema de alarmes visuais e audíveis para orientar o motorista, assim como o modo "P", na marcha, para evitar que o veículo "deslize" depois de estacionado.

O novo recurso parece simples, mas ajuda a evitar diversos acidentes em que o carro continua a se mover depois de estacionado, como aconteceu com o ator de "Star Trek", Anton Yelchin, que foi atropado pelo próprio veículo após se esquecer de acionar o freio de mão.

Poupando energia e evitando acidentes

A partir de 2020, os novos modelos da Toyota também virão com a opção de desligar o motor automaticamente. Se o condutor sair do carro ou estiver ocupado com outra tarefa, o carro parado desligará após um tempo predeterminado.

Desde 2003, os veículos apresentam um alerta para o condutor que está ausente; o novo recurso poderá ser configurado através de um aplicativo e não será mais preciso usar a chave para desligar a máquina. A iniciativa também deverá ajudar os desatentos que esquecem o carro ligado dentro de garagens fechadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.