Empresa alemã começará testes com caminhões sem motoristas em estradas

1 min de leitura
Imagem de: Empresa alemã começará testes com caminhões sem motoristas em estradas
Avatar do autor

A Daimler Trucks iniciará em junho um projeto de organização global para colocar caminhões sem motoristas nas estradas até a próxima década. A companhia planeja criar um roteiro automatizado para esses veículos e configurar a infraestrutura adequada para suas atividades de transporte, incluindo uma rede completa de operações para atender a esse tipo de demanda.

A empresa é uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo e subsidiária da alemã Daimler AG, também proprietária da Mercedes-Benz.

A Daimler Trucks planeja testar nas estradas caminhões para longa distâncias com nível 4 de autonomia. Isso significa que os veículos são capazes de dirigir sozinhos, sendo opcional a intervenção humana. Para segurança, a companhia pretende construir um centro de controles, além de estações adicionais em centros logísticos.

Fonte: Daimler Trucks/Divulgação

Implementação da tecnologia

Para colocar o plano em prática, a Daimler Trucks terá como parceira a Torc Robotics — fabricante de softwares para caminhões autônomos — em sua sede na Virgínia, nos Estados Unidos. Além disso, montará uma equipe de especialistas para trabalhar em suas instalações na cidade norte-americana de Portland e em Stuttgart, na Alemanha. No futuro, ela deve ainda incluir outras localidades em sua rede.

A inciativa da Daimler Trucks era esperada desde janeiro deste ano, quando a companhia anunciou durante a CES 2019 o investimento de 570 milhões de dólares em caminhões automatizados.

“Estaremos na posição perfeita para colocar a direção altamente automatizada nas estradas, tornando o transporte mais seguro, salvando vidas e ajudando as empresas de caminhões a aumentar sua produtividade”, apontou em uma publicação Martin Daum, membro do conselho de administração da empresa.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Empresa alemã começará testes com caminhões sem motoristas em estradas