Imagem de: Audi implanta sistema que conecta carros e semáforos na Alemanha

Audi implanta sistema que conecta carros e semáforos na Alemanha

1 min de leitura
Avatar do autor

Audi anunciou que, a partir de julho deste ano, alguns de seus modelos vendidos na Alemanha terão como item opcional a inovadora tecnologia chamada Audi Traffic Light Information. Através dela, o sistema do carro estará interligado aos semáforos da cidade, com a possibilidade de identificação do tempo que eles permanecerão abertos, dando condições para o motorista decidir se acelera ou espera que ele feche.

(Fonte: Divulgação/Audi)

Como ninguém quer levar multas à toa, a análise leva em conta a velocidade máxima permitida na via e informa, de maneira automática, se é possível ou não passar de forma segura. O principal objetivo da funcionalidade é evitar o comum "para e anda", situação corriqueira em grandes cidades.

Sistema pioneiro

O sistema já está disponível em algumas cidades dos Estados Unidos desde 2016, e agora a empresa começa o processo de implantação na Europa. A cidade alemã de Ingolstadt será a pioneira no continente, com um planejamento de que após 2020 outras localidades também estejam aptas a trabalhar com a função.

O responsável pela área de desenvolvimento de aplicativos da Audi, Andre Hainzlmaier, afirmou que "o para e anda nas cidades é muito irritante, então ficamos felizes quando encontramos uma 'onda verde', mas infelizmente isso ocorre muito raramente. Com a função Audi Traffic Light Information, os motoristas têm maior controle, dirigem com mais eficiência e mais relaxados, porque sabem se um semáforo a 250 metros à frente estará verde".

(Fonte: Divulgação/Audi)

Os EUA foram escolhidos como país para a implantação inicial do sistema porque sua estrutura de tráfego é muito mais ampla e uniforme, ao contrário da Europa. No momento, os semáforos da cidade alemã selecionada já estão aptos a trabalhar com a funcionalidade, mas Hainzlmaier explica que a "rapidez com que outras cidades estarão conectadas a essa tecnologia depende, acima de tudo, se os padrões de dados e interfaces forem estabelecidos e as cidades digitalizarem seus semáforos".

Os dados de sinalização são tratados em um servidor da própria Audi, com posterior envio aos automóveis em movimento. Assim, também se torna possível que a empresa forneça informações de tráfego para autoridades locais, com o intuito de otimizar o funcionamento do trânsito.

A implantação do sistema em cidades da Europa e do Canadá está prevista para os próximos anos, com um projeto sendo desenvolvido na China, especificamente na cidade de Wuxi.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Audi implanta sistema que conecta carros e semáforos na Alemanha