Reconhecimento facial feito pelo governo é proibido em São Francisco

1 min de leitura
Imagem de: Reconhecimento facial feito pelo governo é proibido em São Francisco

São Francisco agora é a primeira cidade dos Estados Unidos a proibir o uso do reconhecimento facial por agências do governo. A Câmara de Supervisores local decidiu nesta quarta-feira (15) que toda ferramenta de reconhecimento facial deverá passar por aprovação da Câmara, além da realização de auditorias sobre todas as ferramentas já implementadas.

A medida, que começa a valer no próximo mês, não afeta empresas privadas. Aaron Peskin, um dos supervisores na Câmara, comentou a decisão:

No Brasil, algumas cidades já implementam suas câmeras com sistemas de reconhecimento facial

“Eu quero ser claro: isso não é uma política anti-tecnologia. Isso é realmente sobre dizer que podemos ter segurança sem ser um estado de vigilância. Podemos ter um bom policiamento sem ser um estado policial. Parte disso é construir confiança na comunidade".

Vale relembrar que, no Brasil, algumas cidades já implementam suas câmeras com sistemas de reconhecimento facial, principalmente para uso ostensivo. Na Bahia, durante o último carnaval, um jovem foi reconhecido em um bloco de carnaval epor meio de câmeras instaladas no circuito Dodô (Barra-Ondina) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O Rio de Janeiro seguiu o mesmo caminho e conta com câmeras na cidade; a ideia é contar com 140 delas até junho deste ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.