Estrada alemã tem 'cabos' que carregam caminhões elétricos em movimento

1 min de leitura
Imagem de: Estrada alemã tem 'cabos' que carregam caminhões elétricos em movimento

A Alemanha está testando uma estrada diferente: ao olhar para cima, o motorista se depara com uma série de equipamentos que não têm qualquer serventia para veículos comuns. Os cabos servem para carregar caminhões elétricos enquanto eles estão em movimento — e são uma aposta do governo para reduzir emissões de carbono.

A tecnologia é chamada de eHighway e envolve veículos especiais com hastes condutoras no topo para receber a eletricidade; para isso, precisa estar a menos de 90 km/h. O trecho especial da estrada fica próximo a Frankfurt, tem 9,6 km e foi inspirado nas linhas de trens elétricos. Durante o trajeto nesse setor, o caminhão consegue rodar apenas usando eletricidade. Quando a via termina, ele precisa voltar para o motor híbrido, mas já com a bateria recarregada.

(Fonte: Siemens/Reprodução)

O vídeo abaixo explica o funcionamento do projeto e uma de suas possibilidades: conectar polos industriais e portos, economizando ao máximo as fontes alternativas de combustível. Segundo a empresa, até 20 mil euros em combustível podem ser economizados a cada 100 mil km percorridos.

Ao todo, 14 milhões de euros foram investidos no projeto, que está em fase de testes até 2022, e mais 70 milhões no desenvolvimento do caminhão com o equipamento de recarga. Se aprovada, a estrada deverá ser ampliada para mais pontos do país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.