BNDES escolhe três municípios para virarem cidades inteligentes no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: BNDES escolhe três municípios para virarem cidades inteligentes no Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou três municípios brasileiros para se tornarem cidades inteligentes via implementação de Internet das Coisas (IoT). São eles: Santa Rita do Sapucaí (MG), Caxambu (MG) e Piraí (RJ).

Capacitado pelo BNDES, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) fez parceria com prefeituras e as empresas Ericsson e TIM, além das startups Pixel, Das Coisas, Fractum e Laager Inovações, afirma o CD.

As empresas e prefeituras envolvidas usaram soluções de IoT para iluminação, segurança e rastreamento de veículos

O que será feito: as empresas e prefeituras envolvidas usaram soluções de IoT para iluminação, segurança e rastreamento de veículos. Após a liberação dos recursos, que deve ocorrer dentro de 6 meses, a instituição terá 24 meses para disponibilizar as aplicações.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel, Leandro Guerzoni, “o primeiro passo será conectar alguns postes da cidade para criar uma rede cobrindo parte do município. Com isso, será possível habilitar os serviços inteligentes de iluminação. Na sequência, serão instaladas câmeras de segurança em alguns postes. Com o ambiente preparado, será possível posteriormente implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente etc. Portanto, a intenção é que o projeto induza o surgimento de novas soluções que atendam às necessidades do município”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.