Porsche e BMW lançam carregadores ultrarrápidos para carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Porsche e BMW lançam carregadores ultrarrápidos para carros elétricos

A Porsche e a BMW instalaram uma estação de carregadores DC ultrarrápidos para carros elétricos em Jettingen-Scheppach, Alemanha. Eles são capazes de carregar baterias a uma potência de 450 kW. Isso significa que são entre três e nove vezes mais rápidos que os carregadores existentes atualmente.

Nos testes efetuados, as companhias conseguiram obter, em média, carga suficiente para uma autonomia de 100 km em apenas 3 minutos. No caso da Porsche, a bateria de seu veículo de teste, com 90 kWh, foi carregada a uma taxa superior a 400 kW. Já o carro de teste da BMW, com bateria de 57 kWh, chegou a 80% de capacidade em 15 minutos.

Como carregadores mais rápidos tendem a aquecer mais, as empresas tomaram medidas para conservar o funcionamento da estação dentro de margens seguras de temperatura, com um sistema especial de resfriamento, que mantém o fluxo do líquido refrigerante sem risco de interrupção.

A estação de carregamento rápido está, por enquanto, funcionando sem custo para os motoristas, sendo que o sistema se adapta às diferentes capacidades das baterias, permitindo que todos os carros elétricos usem a mesma infraestrutura de carga. A potência de 450 kW pode ser utilizada em baterias de 400 V e 800 V.

Hoje, duas das maiores desvantagens para quem deseja comprar um carro elétrico é a demora para efetuar uma recarga completa da bateria e a baixa autonomia proporcionada em cargas curtas. A solução apresentada com essa parceria entre BMW e Porsche pode vir a mudar o hábito dos consumidores, fazendo-os repensar sobre a compra.

Nenhuma das companhias revelou quando pretende instalar outras estações como essa em outras localidades dentro ou fora da Alemanha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.