Imagem de: Primeira rua interativa do Brasil tem ‘cardápios secretos’ de restaurantes

Primeira rua interativa do Brasil tem ‘cardápios secretos’ de restaurantes

1 min de leitura
Avatar do autor

A Alameda Prudente de Moraes, localizada no Centro de Curitiba, pode ser considerada a primeira via interativa do Brasil desde que recebeu um projeto-piloto de uma startup da cidade. Nesta semana, vários dispositivos instalados ao longo de duas quadras passaram a transmitir informações para os smartphones de quem passa pela região.

Feito pela empresa de comunicação urbana MCities com autorização da Prefeitura, o projeto permite que os celulares recebam informações sobre restaurantes, lojas e até mesmo de eventos que acontecem por ali. Um exemplo é a transmissão de ‘cardápios secretos’ com pratos disponíveis apenas para quem usa o celular quando está nas proximidades.

Nesses casos, as informações são todas enviadas utilizando o Bluetooth e não exigem a instalação de nenhum aplicativo específico para funcionar. Tudo o que o cidadão precisa fazer para aproveitar é deixar as opções de Bluetooth e localização ativadas no aparelho. Curiosidades e dicas de locais que merecem ser conhecidos também podem ser recebidas como notificações.

Trecho da rua.Trecho da alameda Prudente de Moraes, em Curitiba. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Outra forma de interação é através dos códigos QR espalhados pela via. Apontando a câmera do celular para as imagens (ou usando um app dedicado a isso), é possível ter acesso a uma série de conteúdos digitais preparados pela MCities, como uma exposição fotográfica exclusiva da alameda feita pelo fotógrafo Daniel Castellano.

De acordo com Paulo Hansted, CEO da startup, a ideia é expandir o projeto para outras ruas de Curitiba durante os próximos meses, com a Rua XV e a Rua Itupava sendo potenciais candidatas para isso. Anúncios exibidos na plataforma garantem a receita da companhia. Por enquanto, as opções de interatividade funcionam apenas em celular com Android, mas devem ser disponibilizadas para iOS em dois meses.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Primeira rua interativa do Brasil tem ‘cardápios secretos’ de restaurantes