Carro-conceito Volvo 360c é uma cama sobre rodas para substituir o avião

1 min de leitura
Imagem de: Carro-conceito Volvo 360c é uma cama sobre rodas para substituir o avião

Quem costuma fazer muitas viagens de avião sabe que a experiência dificilmente é das mais confortáveis, especialmente se você não tem grana para pagar pelos caros assentos da primeira classe. Mas como seria um futuro no qual nossas viagens fossem mais longas e extremamente agradáveis? É isso que a Volvo imagina com seu carro-conceito 360c.

Como mostra no vídeo de apresentação, a montadora de automóveis pensou em todos os possíveis cenários de deslocamento. Ele pode se transformar em um escritório, por exemplo, permitindo que as pessoas morem mais longe das grandes cidades e comecem a trabalhar antes mesmo de chegar à firma. Precisa fazer uma viagem mais longa? Não tem problema, pois o 360c também pode ser usado como uma verdadeira cama sobre rodas.

Claro que tudo isso só será possível com avanços no desenvolvimento da tecnologia de carros autônomos, algo no qual a empresa também trabalha. “O direcionamento autônomo não só nos permitirá dar o próximo grande passo em segurança, mas também abrir novos modelos de negócios, possibilitando que os consumidores passem o tempo no carro fazendo o que quiserem”, disse Håkan Samuelsson, presidente e diretor-executivo da Volvo.

Além disso, a companhia não esconde o objetivo de substituir as viagens domésticas de avião, especialmente nos trechos com menos de 300 km. “A cabine de descanso permite desfrutar de conforto e fazer viagens tranquilas durante a noite, acordando revigorado no seu destino. Isso pode nos permitir competir com os principais fabricantes de aeronaves do mundo”, explica Mårten Levenstam, vice-presidente sênior de Estratégia Corporativa da Volvo.

Não é difícil perceber como esse conceito pode mesmo atrair tanta gente. Segundo a companhia, mesmo viagens entre cidades próximas podem demorar mais de avião do que de carro, se você levar em consideração o deslocamento até o aeroporto e o tempo de embarque e desembarque. É exatamente esse o grupo de clientes que o 360c tem em mente quando mostra trajetos tranquilos e relaxantes. Também seguindo a tendência atual da indústria, ele seria elétrico e teria conectividade total durante o percurso.

Embora apresentado apenas como um conceito, a Volvo já falou em lançar automóveis completamente autônomos até 2021. Resta esperar o desenvolvimento dessa ideia para conferir o resultado no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.