No domingo passado, Elon Musk mostrou sua cápsula de resgate em funcionamento e garantiu que seria possível usá-la para resgatar os meninos presos em uma caverna da Tailândia. Nos dias seguintes, muitas críticas surgiram para falar que Musk estava indo longe demais... Mas nenhuma crítica foi tão dura quanto a de Vern Unsworth.

Ele é um mergulhador especialista em resgates, sendo parte de um time internacional de altíssimo nível. Ele é também um dos responsáveis pelo resgate da Tailândia. Pois em uma entrevista para a CNN, Unsworth foi enfático: "Elon Musk pode colocar aquela cápsula onde machuca" (pois é... lá mesmo).

O mergulhador diz que o projeto é apenas uma jogada de relações públicas, não havendo chance alguma de ele ser usuado no resgate. "Ele não tinha ideia de como as passagens da caverna eram. O submarino tem quase 2 metros, é rígido... Não tem como ele passar por qualquer uma das quinas ou desviar de obstáculos", disse Unworth sobre Musk.

"Ele não conseguiria passar pelos primeiros 50 metros da caverna. Isso foi apenas uma manobra de marketing", prosseguiu. Será que a polêmica ainda vai continuar?