Motoristas poderão dormir durante as viagens em carro autônomo da Volvo

1 min de leitura
Imagem de: Motoristas poderão dormir durante as viagens em carro autônomo da Volvo

Um dos dilemas dos poucos carros autônomos que circulam pelas ruas na atualidade é a recomendação de que os motoristas não durmam ao volante mesmo com o autopiloto ativado. A Volvo, porém, promete um veículo no qual os seus motoristas poderão tirar um belo cochilo enquanto seguem viagem.

Em entrevista ao site The Car Connection, o vice-presidente sênior da Volvo Henrik Green prometeu que a empresa entregará tal modelo em 2021. O modelo em questão será a terceira geração da SUV XC90, originalmente lançado em 2002 e que ganhou uma segunda versão em 2014.

A novidade será possível graças à tecnologia Highway Assist que, informa o executivo da Volvo, permitirá ao veículo ser totalmente autoguiado apenas em algumas rodovias. Com ela, o veículo alcançaria o nível 4 de automação, dispensando a interação do motorista mesmo em caso de emergências, mas trafegando apenas em áreas limitadas.

XC90Volvo XC90 ganhar uma versão autônoma de nível 4 em 2021.

Para se ter uma ideia do quão avançada é a tecnologia, a Autopilot, da Tesla, uma das mais avançadas circulando nas ruas na atualidade, é de “apenas” nível 2, capaz de realizar atividades básicas como acelerar e frear, mas dependendo do motorista para ações mais bruscas. No nível 5, o sistema permite ao carro tudo o que o nível 4 permite, mas sem o limite de área.

Apesar de falar sobre uma ideia arrojada, Green não deu muitos detalhes sobre quando nem como exatamente serão implementados os veículos e todo o aparato rodoviário para garantir esse salto de inovação para a terceira geração do Volvo XC90.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.