Demonstração incrível mostra mapeamento de trânsito feito por drones e IA

1 min de leitura
Imagem de: Demonstração incrível mostra mapeamento de trânsito feito por drones e IA

Não seria uma boa poder combinar os avanços da inteligência artificial (IA) e a mobilidade dos drones em prol de análises e relatórios para melhorar o tráfego e a mobilidade nos grandes centros urbanos? Pois é exatamente isso que a firma DataFromSky propõe: ela usa os objetos voadores para captar as imagens e algoritmos treinados para gerar dados sobre o trânsito em tempo real.

É possível notar no conteúdo abaixo como a avaliação consegue mapear um cruzamento bastante movimentado, incluindo o tipo de veículo (moto, carro, camionete ou caminhão), os sentidos em que eles avançam e a intensidade de fluxo em cada  via. Tudo atualizado rapidamente:

No outro exemplo, você pode notar como a máquina consegue criar um código individual para cada pessoa em um lugar de grande concentração. Ainda que não hajam informações sensíveis desses transeuntes, é impressionante como o sistema também permite separar e monitorar cada um que passa pela câmera.

A partir daí, várias aplicações poderiam melhorar o eterno conflito entre veículos e pedestres nas grandes cidades,  como diminuidores de velocidade ou fiscalização em determinados horários e eventos. E, claro, isso revela como tem sido cada vez mais fácil e ágil nos monitorar de longe.

A combinação da IA com imagens não é exclusividade da DataFromSky e há várias outras empresas em ritmo tão avançado quanto essa empresa. E é curioso ver como o que antes víamos em filmes de ficção científica já pode ser visto funcionando na prática nos dias de hoje.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.