Chegada da Uber ao Brasil reduziu preços nos apps de táxi, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Chegada da Uber ao Brasil reduziu preços nos apps de táxi, diz estudo

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça, analisou o impacto causado no mercado brasileiro pela chegada da Uber. O estudo, lançado nesta quinta-feira (12) utilizou dados de 590 municípios entre os anos de 2014 e 2016.

Os resultados apontam para uma competição forte entre a Uber e os aplicativos de táxi, como 99Taxis e EasyTaxi. Nas capitais brasileiras, o estudou mostrou uma redução de 36% no número de corridas nos aplicativos de táxi após a chegada da Uber. Essas cidades também tiveram uma redução de 7% no valor médio por quilômetro em táxis pedidos via aplicativo.

Mas essa rivalidade tende a se equilibrar com o tempo. Isso foi percebido ao comparar o impacto da Uber nas capitais do Norte e do Nordeste, onde a empresa demorou a chegar, com a redução no uso de aplicativos de táxi no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde a Uber atua a mais tempo. No primeiro caso, a queda no uso dos aplicativos de táxi foi de 42%, enquanto no segundo ela foi de apenas 26%.

Um taxímetro.Chegada da Uber reduziu preço das corridas em aplicativos de táxi.

Para o DEE, isso é um indicativo de que a entrada da Uber tem um impacto grande no início, mas há uma recuperação gradativa por parte dos outros serviços. O estudo também mostrou que os valores das corridas cobradas pelos táxis caíram 12% nas três regiões onde a Uber chegou primeiro. Ou seja, a presença da empresa americana por mais tempo fez com que o mercado reagisse e oferece descontos para os usuários.

A Uber se posicionou sobre o estudo, afirmando que o resultado é positivo para os consumidores brasileiros. Ela também diz que a recuperação gradual dos aplicativos de táxi mostra que a chegada da companhia acabou influenciando o crescimento geral do mercado e que ele tem potencial de crescer ainda mais. “A Uber acredita que é possível oferecer transporte acessível e confiável para todos, por meio da tecnologia, trazendo cada vez mais alternativas para a população”, concluiu a empresa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.