Falta pouco para passageiros testarem carros autônomos na Califórnia

1 min de leitura
Imagem de: Falta pouco para passageiros testarem carros autônomos na Califórnia

A Califórnia é um dos estados norte-americanos mais empenhados na regulamentação de carros autônomos em vias públicas. Há pouco, em fevereiro, foram autorizados testes sem piloto de segurança e sem passageiros, nas principais vias do estado. Agora, uma proposta para iniciar testes com passageiros no interior do veículo que "dirige a si mesmo" foi apresentada pela entidade reguladora PUC (Comissão de Serviços Públicos).

Hoje temos um total de 50 empresas testando em torno de 300 veículos autônomos licenciados pelo Departamento de Veículos Motorizados. Será necessário que todas as companhias levem em conta uma série de condições para que os testes com passageiros sejam realizados. Entre elas, haverá um período inicial em que os trajetos ainda terão um piloto de reserva, para garantir mais segurança.  Naturalmente, na sequência, serão executados testes sem a presença desses motoristas, que pertencem a um grupo de mil pilotos autorizados com uma licença especial.

1

Outras regras definem que esses trajetos, inicialmente, não poderão incorrer em cobranças aos passageiros, que devem ter 18 anos ou mais. Além disso, ir ou pegar passageiros no aeroporto não será permitido nessa fase. Há também a necessidade de respeitar um período de 90 dias de intervalo entre receber a documentação de licenciamento e o início dos testes pela operadora dos veículos.

A proposta tem data prevista para consideração no início do mês de maio. Enquanto aqui no Brasil se discute pouco ou quase nada sobre o tema, ao que tudo indica, muito em breve os carros autônomos andarão mais esse passo por lá, com um serviço experimental de transporte de passageiros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.