Agência brasileira realiza testes para soluções de cidades inteligentes

1 min de leitura
Imagem de: Agência brasileira realiza testes para soluções de cidades inteligentes

Uma cidade com serviços completamente conectados, as chamadas “cidades inteligentes”, ainda são um sonho distante para os brasileiros, porém, já existem iniciativas por aqui para que algum dia tenhamos esses ambientes no País. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) determinou neste mês quais tecnologias passarão por testes no campus do Inmetro, em Xerém (RJ).

Foram selecionadas 33 soluções, produzidas por 111 empresas, em uma miniatura populada, que representa em escala menor os problemas e soluções que podemos encontrar em grandes centros. A partir de 11 cenários, a experiência simulou ações do Centro de Comando e Controle e de iluminação smart. Na sequência, devem ser instalados semáforos e estacionamento otimizados.

Xerém InmetroCampus do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro

Aliás, as ferramentas que envolvem trânsito certamente serão implantadas nos locais de maior tráfego em vários municípios, ao longo dos próximos anos. Já no segundo semestre deste ano muitas delas começam a ser instaladas e os resultados serão compartilhados com os prefeitos.

 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.