A Uber anunciou nesta quarta-feira (31) o lançamento de um programa piloto para compartilhamento de bicicletas elétricas. A novidade acontece graças a parceria com a empresa JUMP Bikes e estará nas ruas de San Francisco, Estados Unidos, a partir da próxima semana.

A nova modalidade tem o nome oficial de Uber Bike by JUMP e permite que os usuários encontrem e reservem uma bicicleta elétrica da JUMP disponível na região: elas estarão distribuídas em algumas localidades, presas em um bicicletário. Após fazer a reserva, basta se dirigir até o local e retirar a bicicleta, sendo possível devolvê-la posteriormente em qualquer bicicletário da cidade.

Uber Bike by JUMPCompartilhamento de bicicletas da Uber começa na próxima semana.

Obviamente, o serviço não é gratuito e o usuário paga pelo aluguel da bicicleta tal qual como se realizasse uma corrida com as modalidades convencionais do Uber. Como se trata de um programa piloto, moradores da cidade devem se cadastrar em uma lista de espera para receberem um convite.

“Como existem apenas 250 bicicletas JUMP disponíveis na cidade, infelizmente nós não podemos garantir acesso a todos os nossos usuários de forma imediata”, informa o chefe da divisão de pesquisa e política de transportes da Uber, Andrew Salzberg. “A JUMP gerenciará as operações para garantir que as bicicletas sejam bem-utilizadas e estejam próximas quando você precisar de uma, além de maximizar a disponibilidade das bicicletas da cidade.”