Sem nem sair de casa? Startup revela veículo autônomo de entregas [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Sem nem sair de casa? Startup revela veículo autônomo de entregas [vídeo]

Em meio a tantos projetos e fabricantes trabalhando no mercado de carros autônomos, uma startup chamada Nuro vem trazer uma proposta um pouco diferente daquela que estamos acostumados a ver. Isso porque, no lugar de veículos feitos para nos levar de um lugar ao outro, a empresa, criada por dois ex-funcionários da divisão de veículos autônomos da Google, quer criar automóveis que trazem produtos diretamente para nós.

Parece uma ideia familiar? Pois quem acompanha o TecMundo há algum tempo deve lembrar que a Domino’s fez algo parecido quase dois anos atrás com seu robô de entregas DRU. A diferença aqui é que, enquanto o veículo entregador de pizzas foi feito para andar em calçadas, o Nuro R1 (cujo nome ainda não é oficial) é tão grande quanto um pequeno carro; assim, ele pode levar itens maiores em seus dois compartimentos.

Compartimentos do Nuro

Todo o processo de direção do veículo, por sua vez, é feito remotamente pela IA da Nuro, eliminando a necessidade de um espaço para um piloto. Fazer tudo isso pede um sistema semelhante ao de um carro autônomo comum (você provavelmente notou pela câmera no topo da “alça” do R1), mas com alguns desafios extras resultantes da distância dos controles, como é o caso da latência de sinal.

Esses não são os únicos desafios por trás da proposta, vale notar. Uma vez que o veículo não tem motorista, como você vai saber que sua entrega chegou? E como evitar que outras pessoas roubem o conteúdo a ser entregue? Segundo o The Verge, que teve a chance de conversar com os fundadores da startup, a ideia é utilizar um app para avisá-lo da chegada do veículo.

Quanto ao segundo item, digamos que a história é mais complicada. Por um lado, a identificação para que você possa acessar os produtos dentro do seu compartimento pode ser feita de várias maneiras, como através do mesmo app citado anteriormente ou mesmo por reconhecimento facial. Uma maneira de impedir que outros roubem as entregas que estão no mesmo compartimento, porém, é algo que eles ainda não sabem responder.

Seja como for, o fato é que o projeto é incrivelmente promissor e pode muito bem se mostrar o futuro das entregas – ainda mais quando o número de compras totalmente online estão simplesmente tomando o mercado. Visto que a Nuro até mesmo já colocou alguns de seus protótipos em testes nas ruas, é provável que o veículo esteja pronto para operar em questão de poucos anos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.