CES sempre traz uma série de novidades tecnológicas impressionantes, inclusive robôs de todos os tipos. Dentre os ajudantes domésticos, um chama bastante atenção por sua versatilidade e inteligência, chegando a lembrar a Rosie, a robô que cuidava da família Jetson no antigo desenho animado da Hanna-Barbera.

Para começar, você pode conversar com Aeolus por meio da Alexa, da Amazon, que vem embutida no sistema do robô. Assim, ela já funciona como uma assistente digital regular e pode realizar algumas tarefas dentro de casa, como controlar as trancas de portas e a iluminação dos ambientes.

robo

Aeolus ainda é um protótipo, mesmo que já esteja funcionando bastante bem. Isso, porém, nos faz imaginar o quanto o robô ainda vai poder fazer de legal

Além disso, Aeolus é capaz de pegar coisas do chão para te entregar, limpar sua residência usando um aspirador de pó, decorar seus objetos e registrar onde eles estão guardados e, mais impressionante ainda, servir como segurança da sua casa, identificando rostos ou avisando quando algum objeto é alterado ou removido de lugar.

Aeolus ainda é um protótipo, mesmo que já esteja funcionando bastante bem. Isso, porém, nos faz imaginar o quanto o robô ainda vai poder fazer de legal. O preço dele? A empresa sequer quis responder, mas deu uma boa dica – custa aproximadamente o que uma família gastaria em uma viagem para o exterior. Talvez o sonho de robôs domésticos como esse ainda fique um pouco distante, mas já é palpável.