Você não vai precisar de energia para conectar esses aparelhos ao WiFi

1 min de leitura
Imagem de: Você não vai precisar de energia para conectar esses aparelhos ao WiFi

Se você já se irritou com a necessidade de deixar tantos aparelhos eletrônicos plugados na parede, saiba que não é o único. Imagine então como a situação pode ficar quando nossas casas estiverem invadidas por outros dispositivos inteligentes para ajudar em nosso dia a dia.

Ficou preocupado com a dor de cabeça que vai ser cuidar de tudo isso? Pois parece que, felizmente, isso pode não se tornar um problema como muitos imaginam. Ao menos não se depender de um novo projeto criado por pesquisadores da Universidade de Washington: um conjunto de aparelhos para sua casa que são capazes de interagir via rede sem fio, mas que não precisam de baterias para funcionar.

Como eles alcançam tal façanha? A resposta é mais simples do que parece. Tudo o que eles fizeram foi imprimir peças 3D capazes de agir como um botão, enviando sinais simples de “0” e “1” para outros dispositivos conectados em seu WiFi quando o mecanismo tocava a superfície da antena. O sistema, por sua vez, pode ser tanto controlado na forma de botões quanto em sensores que funcionam automaticamente.

Basta ver o vídeo acima para entender a ideia na prática e, inclusive, conhecer algumas aplicações interessantes para o mecanismo. Temos, por exemplo, um aparelho que identifica quando seu detergente está acabando e pede mais automaticamente; outras ideias incluem botões e sliders para servir de controle remoto para alguns comandos simples.

Infelizmente, não há informações sobre planos para trazer esses produtos para os consumidores. Mas convenhamos que, depois de ver isso, imaginar uma casa inteligente mais amigável ao meio ambiente – e que pesa bem menos no seu bolso com a conta de luz – fica fácil de imaginar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.