Uma verdadeira força-tarefa composta pelo BMW Group, Daimler, Ford e Volkswagen Group foi criada para melhorar a infraestrutura dos postos de recarga na Europa para mais de 400 unidades na região. As quatro gigantes da indústria automotiva criaram a Ionity, a empresa que ficará responsável pelas melhorias até 2020.

“A primeira rede de carregadores de alta capacidade pan-americana tem um papel essencial em estabelecer um mercado para veículos elétricos”, explicou o CEO da Ionity, Michael Hajesch. “A Ionity vai entregar nosso objetivo comum de fornecer cargas rápidas e capacidade de pagamento digital aos clientes para facilitar viagens de longa distância”.

A iniciativa é vista como uma resposta a rede de Superchargers da Tesla, que já conta com 7 mil unidades ao redor do mundo e vem crescendo nos últimos três anos na Europa em um esforço da montadora norte-americana em aumentar ainda mais sua presença em outras regiões. Um detalhe, no entanto, é importante: os conectores são próprios da Tesla.

Sendo assim, a Ionity também está convidando outras empresas a fazerem parte do esforço conjunto de melhoria, visto que a Europa é um dos mercados principais para os elétricos nos próximos anos e todas os quatro grupos envolvidos no projeto têm planos bastante sólidos para veículos desse tipo no futuro próximo.