Serviço de carros autônomos da Waymo pode estar mais próximo do que parece

1 min de leitura
Imagem de: Serviço de carros autônomos da Waymo pode estar mais próximo do que parece

Se você acha que os veículos autônomos ainda vão demorar anos para chegar as ruas, a Waymo está disposta a provar que você está errado: o braço da Alphabet responsável por desenvolver essa tecnologia está preparando o lançamento de seu serviço de transporte em Phoenix e tudo deve acontecer em uma questão de meses.

Amir Efrati, da The Information, revelou que duas fontes anônimas da Waymo afirmaram que a companhia está preparando um serviço de ride sharing com veículos sem motorista que deverá ser lançado muito em breve.

waymo carro

É claro que essa informação deve ser tomada com bastante cuidado, visto que a Waymo não fez qualquer pronunciamento a respeito de seus planos de forma oficial – mas depois de testes extensivos na região e uma estrutura que parece bem sólida para funcionar, tudo indica que a companhia está preparada para fazer tudo rodar pra valer já em 2018.

Um dos motivos para esse desenvolvimento acelerado, segundo Efrati, é que o próprio Larry Page, cofundador da Google e atual CEO da Alphabet, está pressionando John Krafcik, CEO da Waymo, para que o projeto seja transformado em produto logo.

A primeira região a ser atendida pelo serviço de transporte autônomo, segundo as fontes, seria Chandler, na região de Phoenix, no estado do Arizona. Os fatores considerados foram o clima favorável, ruas largas e bem conservadas e o número baixo de pedestres – além, é claro, da regulamentação mais permissiva que autoriza a circulação de veículos sem motoristas.

Waymo carroCarro waymo

Efrati aponta, no entanto, que será necessário que a Waymo melhore sua infraestrutura para que o projeto funcione. Durante os testes, era comum que os carros autônomos ficassem parados no trânsito depois de solicitar ajuda de um operador humano para tomar algum tipo de decisão.

Conversões a esquerda também se tornaram um problema comum durante esse estágio, principalmente quando havia uma situação de tráfego na direção contrária. É um grande desafio pela frente, mas será interessante descobrir se a Waymo finalmente vai conseguir fazer com que o transporte com carros autônomos vire uma realidade antes do esperado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.