Nova marca de carros elétricos se prepara para montar fábrica no MS

2 min de leitura
Imagem de: Nova marca de carros elétricos se prepara para montar fábrica no MS
Imagem: nissan

Uma nova fabricante de carros elétricos pretende começar a operar no Brasil até o fim de 2017. A empresa se chama Brave-Brasil e, caso as negociações corram bem, a uma fábrica da companhia deve ser construída no Mato Grosso do Sul. Posteriormente, a uma planta especialmente desenvolvida para a produção de baterias deve ser aberta na região da fronteira entre o estado e o Paraguai.

Segundo o BVMI, Sérgio Longen, presidente da Federação das Indústrias do Estado do MS (Fiems), se reuniu com um grupo de executivos da Brave-Brasil neste último final de semana para discutir detalhes e sobre as possibilidades de incentivos fiscais que o estado oferece para novos empreendimentos.

Em um primeiro momento, a montadora de veículos elétricos se instalaria em Campo Grande e, depois, seria aberta uma filial da empresa na região de fronteira com o Paraguai

“Os empresários da Brave-Brasil procuraram Mato Grosso do Sul na busca por informações de um local que dê competitividade para os seus produtos. Em um primeiro momento, a montadora de veículos elétricos se instalaria em Campo Grande e depois seria aberta uma filial da empresa na região de fronteira com o Paraguai para a produção de baterias para os veículos elétricos”, detalhou Longen ao BVMI.

O presidente da Fiems ainda explicou que a nova fabricante quer investir em fontes de energia renováveis para tornar seus carros elétricos ainda mais verdes. Por isso, existe a possibilidade de uma parceria entre a Brave-Brasil e o Instituto Senai de Inovação em Biomassa no Mato Grosso do Sul.

Quatro opções

Humberto Silva, um dos executivos da nova montadora, afirma que já existem planos para a fabricação de pelo menos quatro veículos diferentes. “A nossa produção média será de 100 a 200 veículos por mês. Teremos um micro-ônibus voltados para o turismo, mobilidade em locais como resorts, parques, aeroportos, condomínios de alto padrão e city tours; um caminhão um pouco maior que uma Saveiro, com capacidade de até 700 kg, para entregas; um BR Cross para quatro pessoas usarem em circuitos urbanos; e outro para duas pessoas que pode ser usado para entregas”, informou.

Silva também destacou que todos esses modelos serão produzidos com tecnologia e peças nacionais, mas não deu detalhes sobre a autonomia dos veículos, isto é, a quantidade de km que eles podem percorrer com uma carga completa da bateria. É curioso notar que, além dessa empresa no MS, uma outra marca também está trazendo carros elétricos para o país. Ela se chama Hitech Electric e se fica sediada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.