A corrida pelo desenvolvimento do Hyperloop, meio de transporte revolucionário idealizado por Elon Musk há alguns anos, está a toda: a SpaceX organizou uma competição no último fim de semana em sua sede, em Hawthorne na Califórnia, e viu um grupo de 30 estudantes alemães desenvolver uma cápsula que atingiu 324 km/h.

A equipe WARR Hyperloop foi uma das três finalistas do evento, que envolvia o desenvolvimento de um protótipo de cápsula para percorrer um trajeto de 1,2 quilômetro em um tubo – o que atingisse a maior velocidade, vencia.

O protótipo dos alemães era feito em fibra de carbono e equipado com um motor elétrico de 50 kW, o que permitiu uma vitória com folga sobre outras equipes da Suíça, Canadá e Estados Unidos. Para frear, o veículo conta com freios pneumáticos de fricção, que pararam a cápsula em apenas cinco segundos.

A parte legal é que não é a primeira vitória da equipe WARR, que é composta por estudantes da Universidade Técnica de Munique: em janeiro eles também levaram o caneco em uma competição similar, com um protótipo que beirou os 100 km/h.

O Hyperloop, de acordo com Elon Musk, pode atingir velocidades supersônicas em sua versão final e duas empresas estão se destacando no desenvolvimento do meio de transporte. A Hyperloop One já está efetuando diversos testes em escala real e a Hyperloop Transporation Technologies também está negociando a construção de um campo de testes. Por outro lado, Elon Musk já anunciou que vai entrar nessa briga também.