Mais uma vez a indústria automotiva e a de tecnologia se juntam: Toyota, Intel e Ericsson fecharam uma parceria para desenvolver uma solução que vai ajudar na coleta de big data atrelada aos carros conectados.

O projeto conjunto é chamado “Automotive Edge Computing Consortion” (AECC) e servirá para compilar dados que são coletados de veículos e infraestruturas inteligentes. A Toyota afirma que o objetivo é desenvolver um ecossistema para carros conectados e suportar o crescimento de serviços como direção inteligente, a criação de mapas com dados em tempo real e assistência de condução baseado em cloud computing.

É um trabalho e tanto que deve ser desenvolvido, visto que a estimativa feita pelas empresas envolvidas é de que o volume de dados entre veículos e a nuvem pode chegar a 10 exabytes por mês até 2025 – um número 10 mil vezes maior que o atual.

O padrão para gestão dessa coleta e a análise ainda não estão definidos, então a AECC ainda deve estabelecer uma série de orientações para que o trabalho aconteça, o que será feito em conjunto com lideranças globais do ramo da tecnologia. Isso significa que o grupo original poderá, sim, crescer em algum momento.

É a segunda parceria de peso fechada pela montadora nipônica, que já anunciou que vai trabalhar com a Mazda na criação de uma plataforma compartilhada para as duas empresas desenvolverem carros elétricos.