Mercedes-Benz: carros autônomos tem que começar como táxis

1 min de leitura
Imagem de: Mercedes-Benz: carros autônomos tem que começar como táxis

A Mercedes-Benz acredita que, quando os carros autônomos começarem a chegar definitivamente ao mercado, eles deverão vir na forma de táxis. A opinião veio através de Ola Kaellenius, diretor da área de pesquisas da Daimler e de desenvolvimento de carros da Mercedes, que acredita que o alto custo dos veículos autônomos no curto prazo vai fazer com que sua disponibilização no mercado demore.

“O número de sensores que você tem que colocar em um carro, o poder de computação e coisas do tipo adicionam dezenas de milhares de dólares no momento em que você o coloca em produção”, explicou Kaellenius. “Onde você tem um exemplo de negócios para algo assim? Você tem isso em um cenário de táxis-robôs, no qual você pega uma cidade ou parte dela e diz ‘OK, vou colocar 100, 200, 300, mil nessa região”.

Por isso, o executivo acredita que oferecer o serviço de transporte pode ajudar a montadora a levantar dinheiro muito mais rápido. “A amortização do custo vem pelo fato de não precisar pagar um motorista. Você pode ter uma amortização muito rápida, então nosso esforço está primeiro em táxis-robôs de nível 4 e 5. A comercialização vai acontecer entre 2020 e 2025 onde iniciarmos o projeto”, acrescentou.

Os carros autônomos da Mercedes serão disponibilizados ao público, de acordo com a visão de Kaellenius, apenas quando os custos baixarem e o interesse dos consumidores for grande. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.