Pouco mais de três anos após estrear no Brasil, o Uber já é o app de transporte mais usado no país, dominando 54% do mercado. Para se ter uma ideia da amplitude do serviço, o segundo colocado, 99 (ex-99 Táxis), tem apenas 12% de participação no mercado brasileiro. O Easy (ex-EasyTáxi) aparece logo em terceiro, com 5%, um pouco a frente do Cabify, o novato da turma que está em quarto lugar, com 4% do mercado.

Segundo dados da Conecta Express, o perfil médio do usuário de Uber brasileiro é homem, jovem (entre 25 e 34 anos), morador da região nordeste e pertencente às classes A e B. Já a maior parte dos usuários do app 99 moram na região sudeste do Brasil e são da classe A. O relatório divulgado hoje (3) mostra ainda que 47% dos brasileiros com acesso à internet não usam qualquer tipo de app de transporte.

Google Maps domina

Quando se fala em auxiliares para locomoção pelas cidades, ou seja, os apps de mapa e GPS, o líder absoluto é o Google Maps, usado por 85% dos entrevistados. O Waze, que também pertence à Google, vem logo em seguida — 25% dos participantes utilizam. Fecham o top cinco os aplicativos GPS Brasil (5%) e HERE WeGo e GPS Navigation (ambos com 3%). Ao todo, 9% dos participantes da pesquisa não utilizam nenhum app do gênero.

Transporte público

Em relação aos aplicativos de transporte público, o mais popular é o Moovit, usado por 9% dos entrevistados. Em segundo lugar estão Cadê o Ônibus? E CittaMobi, ambos com 5%. A quarta colocação fica com o Vá de Ônibus, com 3%.  O dado interessante aqui é que a esmagadora maioria — 76% dos entrevistados — não utilizam nenhum app do gênero.

A pesquisa foi conduzida pelo Conecta Express, a plataforma web do Ibope Inteligência, e ouviu 2 mil brasileiros usuários de internet em junho de 2017 em todo o território nacional.