Elon Musk prometeu que o Autopilot 2.0 ficaria “suave como seda” com o novo algoritmo de controle que foi desenvolvido. Agora, a atualização finalmente chegou aos carros da marca: a versão 8.1 2017.28 C528869 é mostrada em ação (e funcionando bem!) e em condições adversas, como é o caso de chuva pesada.

A atualização, segundo o log divulgado pela Tesla, é focado em algumas pequenas melhorias e correções, mas traz poucas informações adicionais sobre exatamente o quê foi trabalho. Uma das curiosidades é que a nomenclatura das versões do software também mudou, incluindo a versão (8.1) o ano e semana (2017 e 28), além da identificação da versão em si (C528869).

O pacote de atualização foi substancialmente maior que o comum, o que pode ser um indicativo de mudanças grandes no sistema de controle de direção e cruise control adaptativo. Alguns donos de Tesla afirmam que seus carros estão mais progressivos nas ações durante o funcionamento do Autopilot – usando até o adjetivo “suave”, como sugeriu Musk em maio deste ano.

A mudança maior, no entanto, foi no controle de mudança de faixa, que agora está muito mais preciso e com ações mais previsíveis de acordo com as pessoas entrevistadas pelo site Electrek.

A expectativa é que, a partir de agora, a Tesla consiga fazer mudanças ainda mais significativas a medida que domine mais seu sistema de deep learning e suas tecnologias de visão computadorizada.