Ex-engenheiros da Tesla criam empresa de mapeamento em alta definição

1 min de leitura
Imagem de: Ex-engenheiros da Tesla criam empresa de mapeamento em alta definição

Dois ex-engenheiros da Tesla, envolvidos com o desenvolvimento do Autopilot na época do acidente fatal que vitimou Joshua Brown, usaram a situação negativa como uma motivação para fazer com que a direção autônoma se torne mais segura.

Andrew Kouri e Erik Reed fundaram a lvl5, uma startup focada na criação de mapas em alta definição para serem utilizados pelos sistemas desses veículos. Isso é algo que Kouri afirma ser um dos grandes desafios que ainda persistem para os carros sem motoristas.

“Sei que ninguém faz os mapas”, disse Kouri ao Jalopnik. “Esse é o tipo de coisa que me preocupa. Eu vi o que acontece quando você não tem esses mapas”. O engenheiro se refere ao fato de que, no caso do acidente de Joshua, o Autopilot confundiu uma carreta com uma ponte – caso o veículo tivesse o mapa em seu sistema, saberia que não tinha uma ponte lá e frearia.

Uma das imagens do processo de mapeamento feito pela lvl5

O processo de mapeamento da lvl5 vai usar duas variáveis: sensores LiDAR e os usuários de veículos autônomos. Enquanto os sensores vão ser usados pela empresa, os condutores poderão baixar um aplicativo da companhia chamado Payver – aí basta colocar o smartphone no painel e usá-lo como uma dashcam, apontado para a rua e/ou estrada.

Os motoristas podem ganhar de 1 a 5 centavos de dólar a cada 1,6 quilômetro rodado e com material enviado para a lvl5. A partir daí, uma base de dados é criada, permitindo que os veículos autônomos já saibam com antecedência sobre a posição de placas, intersecções, pontes, semáforos e coisas do tipo, tirando um pouco do peso sobre sensores e câmeras dos carros apenas.

A informação em vídeo dos motoristas é convertida com a ajuda de um algoritmo e se transforma tanto em dados de GPS quanto em informações visuais do mapa em alta definição – com até 10 centímetros de variação na precisão.

Área já mapeada pela companhia nos EUA

A lvl5 abriu seu capital recentemente e Kouri agora está focando em mostrar para as montadoras focadas em construir veículos autônomos – e não só a Tesla – sobre a importância do uso dos mapas HD nos carros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.